Depois da divulgação de teasers e de uma série de fotos do interior, a
General Motors apresenta de forma oficial nos Estados Unidos a segunda geração
do Chevrolet Cruze. Completamente reformulado e diferente da versão revelada no
ano passado na China, o modelo incorpora o novo padrão visual da marca e
promete evoluções significativas em dinâmica e tecnologia. As vendas nos EUA
serão iniciadas no primeiro semestre de 2016. Por aqui, a previsão de estreia é
para o final do mesmo ano, com produção concentrada na Argentina.
Construído sobre a plataforma D2XX (a mesma arquitetura usada pela
nova geração do Opel Astra), o Cruze 2016 ficou mais longo, mais espaçoso e
mais leve que o modelo atual. De acordo com a GM, são ao todo 4,66 metros de
comprimento (6,8 cm a mais), 1,45 m de altura (2,5 cm a menos), 1,79 m de
largura e 2,70 metros de distância entre os eixos (ante os atuais 2,68 m). O
peso, dependendo da versão, foi reduzido em até 113 kg, o que favoreceu a
dinâmica e o desempenho, explica a marca.
No quesito tecnologia, o destaque fica por conta do já anuncia sistema
MyLink da nova geração, que agora é compatível com o Apple CarPlay e o Android
Auto. “A integração com smartphones é simples e completa”, explica a GM. Além
disso, há suporte para internet Wifi 4G com conexão simultânea para até sete
dispositivos. Ainda no interior, a marca diz que ampliou o espaço no banco
traseiro para pernas e joelhos, sendo o novo Cruze nesse quesito superior a
Ford Focus e Hyundai Elantra.
Outros recursos são o quadro de instrumentos com tela colorida de 4,2
polegadas em destaque e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque
de 7 ou 8 polegadas no centro do painel. A segurança é reforçada com 10 airbags
(dianteiros, laterais, de cortina e para o joelho do motorista) de série para o
modelo norte-americano e opcionais como alerta de pontos cegos, sistema
anti-colisão, alerta de mudança de faixa, entre outros.
Sob o capô, o motor 1.4 turbo rende 153 cavalos e 24,4 kgfm de torque e pode vir associado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de iguais relações. O peso mais baixo associado ao motor turbinado permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h é feita em 8 segundos e obter consumo médio na casa dos 17 km/l, segundo a GM.
Nos EUA o sedã será oferecido nas versões L, LS e LT, além da esportiva Premier com pacote RS (modelo das fotos). As configurações de topo trazem suspensão multilink no lugar da barra de torção, spoilers, grade exclusiva e rodas aro 18″.
A General Motors confirma que esta nova geração será vendida em mais de 50 países, o que inclui o Brasil. Diferente do modelo atual, o novo Cruze será produzido na Argentina a partir do ano que vem. Apesar da Chevrolet não confirmar, a expectativa é de que seu lançamento aconteça por aqui entre o final de 2016 e início de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário