segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

10 dicas para avaliar um carro usado antes de ser comprado.

Um especialista deu dicas para não ter dor de cabeça na hora da compra de seu usado. 

Quando o comprador vai atrás de seu carro usado, ele precisa se preocupar com os itens mais significativos financeiramente do automóvel. Não adianta se preocupar com pequenas coisas.

1- Verificar o motor. 
Ele representa um valor agregado alto no carro. Por exemplo: O estado do motor. Você vai comprar um carro que o moto está "Cansado", ou seja, tem aquela fumaça cinza, queima de óleo. 

2- Verificar embreagem. 
Você precisa verificar a embreagem, se ela tá pesada, ou não. A embreagem, dura em torno de 70 - 80 mil Km de um automóvel. 

3- Verificar vidros. 
Outro item importante para saber se esse veículo não capotou, que você não está comprando um carro recuperado de sinistro, é verificar os vidros do carro. O carro quando sai de fábrica, ele sai com a inscrição do número do chassi em todos os vidros. Se você olhar o carro, e não tiver a marcação do chassi, fique atento! Ele é um indicador, dê que há uma colisão. Pode ser um capotamento, ou pode ser uma batida lateral ou até frontal. E então, vale a pena você verificar o carro por inteiro. 

4- Verificar a pintura do capô. 
Se a pintura do capô estiver opaca, ou com aquela aparência de casca de laranja, fique atento. Pode ser apenas uma repintura, ou também pode ser que esse carro colidiu de frente. Para ter a certeza, deve levar ao seu mecânico, abrir esse capô, levantar esse carro, e verificar quais peças foram substituídas ali naquela frente. 

5- Verificar adesivos originais. 
Você deve olhar, se existe as etiquetas de fábrica presas na longarina interna e em baixo do capô. Essa etiquetas de fábrica, elas vem somente no carro novo.  

6- Levantar o carro. 
Mas para ter a certeza, é melhor levar em seu mecânico para que ele levante e verifique por baixo, a suspensão, a longarina, que é o item principal, se não foi soldada, se não foi remendada. Isso vai te garantir que o carro não fique torto para o resto da vida. Qual é o problema de um carro torto? Ele vai comer pneu, você vai estar sempre com o carro instável, principalmente em altas velocidades. 

7- Verificar manual. 
Carro que faz manutenção preventiva, é um carro bom de se comprar. Ele vai te dar segurança. Aonde você deve ver isso? Abra o manual, ali tem os carimbos que as concessionárias colocam a cada revisão periódica. Verifique a data, a quilometragem, verifique se há um proporcionalidade entre as datas, e a quilometragem percorrida ao longo do tempo. Esse vai ser um parâmetro para verificar se a Quilometragem dá o mesmo que a no painel. 

8- Cuidado com a enchente. 
Como é que você identifica um carro recuperado de enchente? Ele fica com um odor significativo. É um odor semelhante a uma casa de praia fechada. Um dica legal: Confira o estepe do porta-malas, e verifique a chave-de-rodas, esse itens geralmente são esquecidos por quem teve um carro alagado e eles ficam completamente enferrujados. 

9- Verificar pneus. 
Os pneus são itens fáceis de serem verificados. E eles podem dar informações valiosas em relação a manutenção desse carro. Se tiver um desgaste acentuado com menos de 45 mil quilômetros rodados, significa que na suspensão existe algum problema. Então você precisa planejar que você vai gastar dinheiro com a troca dos pneus, e no alinhamento da suspensão. 

10- Mecânico de confiança. 
Para você fazer uma compra tranquila, sugerimos que leve o carro ao seu mecânico de confiança, ou a uma boa concessionária. Enfim, alguém que tem algum conhecimento técnico que possa avaliar com precisão naquele bem que você está comprando. 

É melhor você perder um pouco de tempo e dinheiro agora, do que comprar um problema a médio e longo prazo. 



Gostou das dicas? Quer receber muitas fotos e notícias automotivas e ainda dicas sobre o mundo dos carros? Então clique aqui e curta a nossa página no Facebook. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário