Você está dirigindo e, de repente, começa a ouvir um barulho estranho. Até parece que algum ferro está raspando no asfalto ou em contato com outro metal. E agora, será que algo enroscou embaixo do seu possante? Este ruído pode ser sinal de que as pastilhas de freio estão ‘apitando na curva’ e pedindo substituição.
Para saber se já é hora de trocá-las, existem duas maneiras. Esta primeira, citada no início da publicação, que envolve a atenção aos barulhos. Isso porque as pastilhas têm um indicador de desgaste, uma pecinha metálica que, quando a pastilha estiver muito baixa, vai esbarrar no disco de freio e produzir aquele famoso chiado.
A outra forma é que os veículos mais modernos e equipados vêm de fábrica com um dispositivo eletrônico de segurança que indica o fim da vida útil da pastilha. Mas são poucos os que contam com esta comodidade, portanto é melhor ficar de ouvido atento.
Os números podem ajudar!
Mas fica a dica: é sempre bom verificar as condições das pastilhas a cada 5 mil km e trocá-las quando chegarem a espessura de 2 mm, o que ocorre geralmente a cada 30 mil km.
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