domingo, 21 de maio de 2017

Volkswagen Up! GTi Concept

Sabemos o quão importante e famosa é a sigla GTi estampada nos carros da Volkswagen. A novidade é que ela (em breve) também estará no foguetinho Up! vendidos na Europa. A Volkswagen mostrou hoje (19/05/2017) o modelo conceito que é chamado de "Up! GTi Concept", uma das atrações do evento "Worthersee", evento anual de entusiastas da Volkswagen que acontecerá na próxima semana na Áustria.

O nome "Concept" é apenas para não deixar o pessoal muito ansioso. A Vw alemã já garantiu que o Up! GTI estará em produção com poucas alterações no começo de 2018.

O motor é o mesmo 1.0 TSi de três cilindros com turbo e injeção direta, numa configuração que gera 115 cv a 5.000 rpm e 20,4 kgfm de torque (Quase o mesmo torque que o Sandero R.S 2.0), e são apenas 10 cv a mais que o Up! TSi vendido no Brasil, mas o torque é quase 20% maior que os 16,8 kgfm do motor que equipa o nacional.

A Volkwagen faz questão de dizer que o mais recente Up! GTi é quase um tributo ao primeiro Golf esportivo da década de 1970. O Golf MK1 tinha 810 kg, 110 cavalos de potência e fazia de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos.


Diferente do MK1, o Up! GTi é mais pesado (Possui 997 kg) e visivelmente maior que o clássico. Ele possui câmbio manual de seis marchas, o que faz atingir os 100 km/h em 8,8 segundos. Já o atual Up! TSi do Brasil possui 950 kg, 105 cavalos de potência e faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, de acordo com a Volkswagen. (Usando sempre Etanol).

Além disso, o motor do GTi ganhou tecnologias também incorporadas ao Golf 1.0 TSi europeu, como a função start-stop, sistema de recuperação de energia e um novo filtro para o controle de admissões.

A suspensão (McPherson na frente e um eixo de torção atrás) ganhou mudanças nos braços, amortecedores e molas para uma ação mais esportiva, e acabou rebaixada em 1,5 cm, com rodas aro 17" com um desenho exclusivo.

Por fora, o modelo ganhou elementos típicos da linha GTi, faixas pretas na base das portas, e frisos vermelhos nas grades e na tampa do porta-malas. Já as saias laterais o spoiler traseiro possuem sim, um efeito aerodinâmico (Segundo a Volkswagen).

Por dentro do GTi, o volante possui a base achatada, o tecido xadrez nos bancos e diversos detalhes de acabamento na cor vermelha.

E você, curtiu? Tudo isso deverá ter um valor estimado de 17.500 euros iniciais.

Créditos de informações: Quatro Rodas (QR)
Fotos: NetCarShow

Nenhum comentário:

Postar um comentário