E foi inaugurado o Salão de Los Angeles de 2016, uma reunião que está recheada de atraentes novidades de várias marcas. Como habitual nestes grandes eventos, a Lamborghini volta a arrebatar atenções, desta vez com a revelação da versão descapotável de tração traseira do Húracan, que entra em comercialização no início de 2017 com preços colocados num patamar intermédio entre os coupés de duas e de quatro rodas motrizes da gama. O modelo foi revelado pelo CEO e Presidente da marca italiana, Stefano Domenicali, que afirmou que “este é um Lamborghini para aqueles com paixão pela vida e pela mais pura experiência de condução”.
Na estética existem poucas alterações, embora o fabricante de Sant’Agatta Bolognese destaque as alterações de design nas duas extremidades. Na secção dianteira a Lamborghini enfatiza a importância das entradas de ar de generosas dimensões, que não apenas apoiam a refrigeração como ajudam a manter o eixo dianteiro bem colado ao asfalto. Sendo possível alterar entre a condução a céu aberto ou protegido dos elementos em apenas 17 segundos, a marca explica que a capota conta com dois vincos que ajudam a canalizar o ar para o motor V10 5,2L, que está escondido sob uma cobertura que é específica dos Spyder da Lamborghini.
Do habitáculo as maiores referências vão para o ecrã de 12,3’’ do sistema de infotainment específico do construtor transalpino e para as soluções que reduzem o efeito da turbulência nos ocupantes. Mas entre os principais atrativos do habitáculo não podemos deixar de destacar o botão Anima (“alma” em italiano e acrónimo para Adaptative Network Intelligent Management), que está colocado no volante e permite optar entre os modos de condução Strada, Sport e Corsa, cada um extraindo ainda mais capacidades do desportivo descapotável.
Como já referido, Stefano Domenicali diz que este é um desportivo para quem aprecia a mais pura experiência de condução, ou seja aqueles que se vão divertir infinitamente a explorar as imensas capacidades do motor V10 5,2L que envia 580CV e 540Nm para o eixo traseiro. Para o ajudar nesta exploração dos limites do Hurácan RWD Spyder de 1509kg vão contar com a mestria tecnológica da transmissão de dupla embraiagem LDF com Launch Control, que garante acelerações até aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos, com a velocidade máxima cifrada nos 319 km/h. A marca italiana refere ainda que a eficiência é potenciada pela possibilidade de desligar uma das bancadas de cilindros para reduzir consumos, embora a preocupação com os gastos de combustível não seja certamente a principal preocupação dos proprietários, não é?
A otimização para a natureza da tração traseira deste poderoso touro chegou também a diversos outros elementos da viatura. É o caso da direção assistida (opcionalmente direção dinâmica) configurada especificamente tendo em conta que toda a potência é enviada para as rodas posteriores, e também da Lamborghini Piattaforma Innerziale, sistema de sensores colocados no centro de gravidade do desportivo que analisa os movimentos do carro e partilha estes dados com o controlo de estabilidade, a suspensão e a direção.
Créditos: Sapo Turbo
Créditos: Sapo Turbo
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