terça-feira, 8 de setembro de 2015

Rolls-Royce Dawn (2017)

Portas suicidas, capota que sobe ou desce em 21 segundos e até 50 km/h, poderoso V12 e um estilo que a Rolls-Royce diz enquadrar-se no anti-cliché da formalidade e rigidez. É o novo Dawn.

Uma dúzia de anos após o Phantom, primogénito da nova geração de Rolls-Royce, a marca do grupo BMW apresentou o Dawn. Descapotável como o Phantom Drophead Coupé, que já leva oito anos, o novo modelo tem 5,28 metros de comprimento, menos 56 cm que o maior dos ‘cabrios' da Rolls. 
Inspirado na versão muito limitada do descapotável sexagenário Silver Dawn, o Dawn é um carro para se conduzir, não para se ser conduzido, assegura o responsável pelo ‘design'.Tal como o gigante do topo da gama, o desenho é marcado pelas portas suicidas, solução que o construtor explica com a facilidade no acesso ao interior e a manutenção de uma estrutura mais rígida no pilar dianteiro.

Giles Taylor, director do departamento de desenho da marca, explicou à revista britânica Autocar que o Rolls que dá a base ao Dawn, o Wraith, trouxe uma imagem mais jovem à marca. A média de idades do cliente baixou para 45 anos. "As pessoas já não nos vêem como rígidos e formais".
Com um V12 6.6 de 563 cv, assenta em pneus ‘runflat' (mesmo com um furo, permite conduzir até 160 km a velocidade inferior a 80 km/h) montados em jantes de 20 polegadas. Assim "vestido", nem o facto de acusar 2,5 toneladas na balança o impede de ficar abaixo dos 5 segundos no cronómetro.

No interior, além do sistema ‘hi-fi' corrector da frequência do som para abafar o ruído inerente a um cabrio e da navegação gerível por ordem verbal por meio de um simples comando posicionado no volante, o Dawn usa o Satellite Aided Transmission estreado no Wraith (modelo que serve de base ao novo descapotável) em 2013 e que efectua a gestão automática da velocidade engrenada mediante a leitura antecipada que o sistema de navegação faz do perfil da estrada e do estado do trânsito.
À liderar a marcha de todo o luxo do Dawn, como não poderia deixar de ser, a "Spirit of Ecstasy", a icónica figura feminina que encabeça as grelhas dianteiras dos modelos da marca criada há 109 anos em Manchester, por Charles Stewart Rolls e Sir Frederick Henry Royce.

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