sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Entenda como funciona o freio ABS

A sigla vem do Alemão, que quer dizer "antiblockersystem" que quer dizer "Sistema de freio anti travamento" 

Em uma freada de emergência, ao perceber que a rodas vão bloquear, a central eletrônica do ABS, distribui a força da frenagem a cada uma das rodas, aliviando ou aumentando a pressão, mas impedindo que elas travem, como ocorre com o freio convencional. 



Dá para perceber quando o sistema entra em ação, porque o pedal começa a tremer. É nesse momento, que os motoristas desavisados se assustam, e tiram o pé do freio. Na verdade, o que deve ser feito nessa hora, é totalmente o contrário. Deve aumentar a pressão sobre o pedal, e não aliviar de forma alguma. 


O mais importante do ABS é que com as rodas continuam girando, e ao mesmo tempo que se freia, é possível desviar de um obstáculo e dominar o veículo. 
No freio comum, as rodas são bloqueadas e nem adianta virar o volante que o carro não obedece e segue sem controle (Como mostra a foto acima).

Agora que você entendeu como funciona o freio ABS, ensinaremos para você como verificar se o ABS está funcionando corretamente:
  Na hora de você ligar a ignição, uma luz ascende no painel com o escrito "ABS" e logo se apaga. Agora, se isso não acontecer, ou ela nem ascender, é alguma coisa errada e você deve levar o carro para a oficina. 
- Lembrando que o freio não irá deixar de funcionar por causa disso, só não haverá o efeito anti-travamento. E então, ao frear, as rodas irão travar os pneus sairão cantando. 

* Lembre-se que a troca do fluído de freio, deve ser feito a cada dois anos. 

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