2 - Nunca passe o pano com o carro seco, pois a sujeira grossa ao contato com o pano, pode arranhar a pintura.
3 - Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.
4 - Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Parachoques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.
Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias
5 - Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais “alta”, laterais “baixa”, PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo.
6 - Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano
7 - Muita gente usa o Silicone no pneu, mais eu nao gostei não, pois o silicone quando alguma poeira pega na roda, fica grudado, então é bom usar outro material, eu uso o Pneu Pretinho, depois de ums 10 minutos da aplicação ele seca, então não corre o risco de grudar a poeira.Se for lavar na praia / cidade litorânea, não da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele “melado” tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.
8 - Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.
9 - No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.
10 - Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.
Espero que vocês tenham gostado das minhas dicas para lavar e limpar um veículo, se alguém tiver alguma sugestão, alguma crítica ou ideia para acrescentar nas dicar, comente ou envie para a nossa página no Facebook ou pelo e-mail abaixo:
Email: apaixonadosporcarrosbrasil@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário