domingo, 6 de março de 2016

Subaru WRX e WRX STi.

Vamos falar um pouco sobre o Subaru WRX e WRX STi.
As fotografias utilizadas do modelo WRX são de direitos autorais do fotografo EJR Photography e as fotografias utilizadas do modelo WRX STi são de direitos autorais do site netcarshow.com.

Facebook.com/EJR99Photography
A versão de entrada, é a WRX, que possui valores a partir de R$147.900 nas concessionárias Subaru no Brasil. O WRX é equipado com um motor boxer turbo 2.0 de quatro cilindros e injeção direta. (O mesmo utilizado no Subaru BRZ), porém, em solos Brasileiros, ele produz 272 cavalos de potência a 5.600 rpm a 35,7 kgfm de torque a 4.000 rpm.

Facebook.com/EJR99Photography

Facebook.com/EJR99Photography
Gostou? Estamos falando da versão equipada com um câmbio CVT Lineartronic, um câmbio que simula oito marchas. Com essa configuração, esse brinquedinho sobre rodas, faz de 0-100 km/h em 5,5 segundos. Sua versão manual, é 29 kg mais leve, e 0,5 segundos mais rápido no 0-100 km/h, porém, não será trazida e vendida no Brasil.                                                       
A nova geração da versão de entrada agora é equipada com o sistema Starlink, que oferece tela  6,2 polegadas, CD Player, Rádio SiriusXM, conexão Bluetooth, e entradas para iPod, USB e auxiliar. Também possui o sistema EyeSight com um novo recurso Lane Keep assist, que usa a direção elétrica do veículo para ajudar o motorista a se manter na faixa.






Subaru STi:
O pessoal da Subaru Tecnical International jamais colocaria um câmbio automático em sua versão mais ilustre, e por isso, o Subaru WRX STi vem equipado com um câmbio manual de seis marchas. O seu motor é um boxer 2.5 turbo da geração anterior, porém, produz 309 cavalos de potência a 6.000 RPM e 40,1 kgfm de torque a 4.000 rpm.


Apesar das semelhanças, praticamente todos os elementos mecânicos do Subaru STi foram modificados ou reforçados: A sua direção é mais direta, a barra estabilizadora é 3mm mais espessa, e a traseira 2mm. As molas são 22% mais rígidas, e a rigidez a torção na dianteira é 14% maior. Em seu total, a resistência á rolagem é 24% maior e a rigidez de torção chega a ser perto dos 40% de aumento em relação ao STi. Logicamente que essa mudança, tem um preço: R$47.000, que é a diferença entre os R$194.000 cobrados pelo STi e os R$147.900 cobrados pelo WRX "básico".

Curiosamente, o motor do Subaru WRX STi não dispõe de injeção direta de combustível. Apenas o 2.0 do WRX conta com esse sistema. O que nos leva a imaginar como seria esse motor com esse recurso mais avançado. Em compensação, ele tem frios Brembro de quatro pistões na dianteira e dois pistões na traseira, contra um sistema de pistões na dianteira para o WRX mais "básico".



Nenhum comentário:

Postar um comentário