sábado, 16 de fevereiro de 2013

Enchente: Esteja preparado para enfrentá-la:
Durante o dia, o sol forte não dá trégua e à tarde o céu passa de azul para preto em instantes, indicando que o temporal está por vir. Como os brasileiros sabem, verão é época de chuvas fortes e, infelizmente, também de terríveis enchentes.

E quem precisa pegar o carro nesses dias deve se prevenir. O Carsale reuniu algumas dicas para você saber o que fazer, caso seja surpreendido por alagamentos inesperados no seu caminho. Quem dá as orientações é o especialista e técnico do Centro de Experimentações e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Gérson Burin.

+ Se não der para evitar de sair com seu carro, o melhor a fazer é estudar o caminho. Dê uma olhada nas ruas que fazem parte de seu trajeto e veja se elas costumam sofrer com as enchentes. Estudar caminhos alternativos é uma boa pedida, caso você se depare com uma via alagada.

+ Se não deu para evitar e você está frente a frente com um local alagado, tenha cautela. Primeiramente observe a altura da lamina d’água que se formou na rua. Ela não pode passar da metade da altura da roda. Se tiver acima, desista.

+ Checada a altura do alagamento, faça da seguinte forma: coloque a primeira marcha e mantenha a aceleração do motor em um nível intermediário. Não acelere demais, nem deixe a rotação muito baixa.

+Saiba que sempre há riscos de seu carro encontrar bueiros sem tampa ou grandes buracos escondidos sob a água.

+ Atenção: se no meio da travessia, o motor do seu carro apagou, em hipótese alguma tente ligá-lo novamente. Isso porque a água pode ter entrado nos cilindros, ou molhado os chips eletrônicos, ECU (central eletrônica) e contatos elétricos. A orientação é para que o motorista espere o alagamento baixar, chame um guincho e leve o veículo o mais rápido possível para uma oficina.


O carro foi pego pela enchente? Saiba o que fazer

+ Ao chegar com o veículo na oficina escolhida, a primeira coisa é verificar a existência de problemas mecânicos. Como já mencionado, a água pode ter entrado nos cilindros, afetado pistões, reservatório do óleo do motor e demais fluídos.

O ideal é que o profissional da oficina cheque todas as possibilidades e faça uma limpeza geral nos componentes. Assim, você evita o tão temido calço hidráulico (que é a entrada de líquido na câmara de combustão) e que pode sair caro para reparar.

Outra dica é checar se há problemas elétricos. Peça para o mecânico avaliar a bateria, alternador, bobinas, módulos eletrônicos, sensores e demais contatos que utilizam eletricidade.

+E não há como ignorar a questão da higienização, nos casos em que entrou água no veículo. Existem diversos tipos de serviços disponíveis no mercado, inclusive, com preços variados. É importante pesquisar o que mais te agrada.
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