Um bom freio não é só aquele que para o carro com segurança, mas que também apresenta funcionamento dentro da expectativa do motorista para não gerar sensação de insegurança. Porém relatos de barulhos metálicos e trepidações excessivas estão tirando o sono de alguns donos de Hyundai HB20. Entre eles está o engenheiro Evandro Oliveira, de Campinas (SP). "Com três semanas de uso, o carro começou a fazer barulho em ruas de paralelepípedos. Parece que as pastilhas estão batendo nas pinças. É ensurdecedor, tão alto que os passageiros me perguntam se é seguro andar com o veículo", diz o dono de um HB20 1.6 2012.
Segundo a maioria dos proprietários, o problema se manifesta em qualquer velocidade, como conta o analista Gabriel Ferreira Buzon, de Bebedouro (SP). "Percebo quando freio um pouco mais forte. Ouço um barulho alto, de ferro batendo em ferro, e o pedal trepida com força", diz. Consultada, a Hyundai diz que ruído e trepidação são características de veículos com ABS, que é o caso de todos os HB20 desta reportagem. No entanto os donos reforçam que o ruído e a vibração são anormais mesmo para um modelo equipado com esse tipo de freio. "Isso não é normal para um carro com ABS. Já usei outros e não é assim", diz Gabriel.
Por causa disso, alguns passaram a usar menos o automóvel. "Em qualquer freada um pouco mais forte, parece que pastilhas estão encostando nos discos. Hoje evito viajar com meu HB20", diz João Augusto Lima Ferreira, de Belo Horizonte (MG).
Fora os cinco casos apurados nesta reportagem, encontramos mais cinco no site Reclame Aqui. Além disso, o mecânico de uma autorizada Hyundai de Vitória (ES) acha que isso pode ser uma falha em um lote de fábrica do sistema ABS. Uma fonte ligada à indústria automobilística relata que em pesquisas com donos de HB20 constatou-se um elevado número de reclamações nos freios do HB20.
Segundo a maioria dos proprietários, o problema se manifesta em qualquer velocidade, como conta o analista Gabriel Ferreira Buzon, de Bebedouro (SP). "Percebo quando freio um pouco mais forte. Ouço um barulho alto, de ferro batendo em ferro, e o pedal trepida com força", diz. Consultada, a Hyundai diz que ruído e trepidação são características de veículos com ABS, que é o caso de todos os HB20 desta reportagem. No entanto os donos reforçam que o ruído e a vibração são anormais mesmo para um modelo equipado com esse tipo de freio. "Isso não é normal para um carro com ABS. Já usei outros e não é assim", diz Gabriel.
Por causa disso, alguns passaram a usar menos o automóvel. "Em qualquer freada um pouco mais forte, parece que pastilhas estão encostando nos discos. Hoje evito viajar com meu HB20", diz João Augusto Lima Ferreira, de Belo Horizonte (MG).
Fora os cinco casos apurados nesta reportagem, encontramos mais cinco no site Reclame Aqui. Além disso, o mecânico de uma autorizada Hyundai de Vitória (ES) acha que isso pode ser uma falha em um lote de fábrica do sistema ABS. Uma fonte ligada à indústria automobilística relata que em pesquisas com donos de HB20 constatou-se um elevado número de reclamações nos freios do HB20.
O POVO RECLAMA
"O carro começou a fazer barulho em paralelepípedos. Parece que as pastilhas batem nas pinças, passando aos passageiros a sensação de insegurança."
Marcos Paulo Brisa, engenheiro, são Bernardo do campo (SP)
"Só notei a vibração nos freios quando fui viajar, ao pisar no pedal acima de 90 km/h."
Gabriele Luisa de Oliveira, analista de sistemas, são Bernardo do campo (SP)
RESPOSTA
A Hyundai diz que não foi detectada nenhuma falhaou problema de funcionamento nos freios dos carros levados à sua rede autorizada e que trepidação e ruídos são característicos de um ABS.
Post feito com informações e fotos do site de notícias automotivas 'Quatro Rodas (QR) Notícias Automotivas'
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