sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Visita técnica na Fabrica da Hyundai em Piracicaba, SP.

Hoje, dia 16 de setembro de 2016 realizei a minha primeira visita técnica na fábrica da Hyundai em Piracicaba, São Paulo. A Fábrica realiza somente a fabricação da linha HB20, sendo as versões Hatch (1.0, 1.0Turbo, R-Spec, HB20X) e sua versão Sedan (S). Para quem não sabe o significado, o nome "HB20" possui o "HB" que significa "Hyundai Brasil" e "20" com a simbologia do tamanho do veículo, em relação às medidas. E logo abaixo, estarei compartilhando com vocês, um pouco da minha experiência na fábrica. 

Minha primeira impressão:
Minha primeira impressão ao chegar na fábrica da Hyundai em Piracicaba, foi ver a organização, limpeza, e segurança do local. Não pude fazer o registro de fotografias ou vídeos devido a segredos industriais, como toda empresa possui. Em meus aparelhos fotográficos foram colocados um "selo anti-click", onde tampava as lentes. (Então, todas as fotos mostradas aqui, são imagens retiradas da internet, com seus devidos créditos na fotografia)

Fomos recepcionados pelo nosso guia, que nos apresentou a fábrica. Primeiramente, nos levando à uma sala de recepção, onde ele nos realizou uma breve apresentação da Hyundai e seus significados, mostrando as metragens de fábrica, os setores, vídeos, nos dando equipamentos de segurança como óculos de proteção e fones de ouvido.

A fábrica:
Saindo da sala de recepção, fomos levados com a nossa Van, para o primeiro setor, o estoque. Onde estavam estocados todas as peças dos veículos de forma separadas, como tampa de porta-malas, capô, portas, para-choques, teto, entre outras peças relacionadas a lataria. 

Caminhamos pela fábrica através de "faixas de segurança" onde todos que estavam presentes na fábrica, sendo visitantes, ou funcionários, eram obrigados a caminhar quando não estavam na linha de produção, como uma norma de segurança.

Nosso guia nos apresentou um pouco de cada setor da fábrica, o setor de montagem de teto, setor de soldas, montagem de portas, tampa de porta malas, rodas, e começamos a ver a montagem do setor da parte interna do veículo. O nosso guia não pode nos levar em setores como na pintura, porém, nos explicou uma coisa muito interessante: O veículo possui a pintura de "fundo" da mesma cor que a pintura original. Assim, evitando que quando um carro preto riscar, não fique branco, e sim, continue preto, o que é uma coisa muito interessante, além de economizar bastante tinta na produção.

Infelizmente, não pode ser mostrada a fábrica por completa e com muitos detalhes, como a parte da pintura, montagem dos motores e os interiores,
 porém, conseguimos ver muita coisa interessante, outra coisa que me chamou muito a atenção, foi a precisão de como tudo era feito, soldas, montagens, a precisão dos robôs, os cuidados, e qualidade. Gostaria de parabenizar a Hyundai Brasil em Piracicaba pela organização da Fábrica, segurança, e pelo atendimento que nos proporcionou.

Final:
No final da nossa visita técnica, fomos levados novamente para a sala de recepção. Devolvemos nosso crachá, fones de ouvido e óculos de proteção. Como brinde, ganhamos uma caneta e uma lapiseira personalizada com o nome da Hyundai, uma revista, e uma foto nossa que tiramos quando chegamos na fábrica da nossa equipe de visita da escola "ETEC - João Baptista de Lima Figueiredo" de Mococa, São Paulo. Além de um belo Kit de Lanche para nos acompanhar na viagem de volta para casa. (E estava muito bom!)

A excursão foi muito bem organizada, e foi um valor muito bem gasto, onde pude ter minha primeira experiência em uma fábrica de veículos, e recomendo a todos que puderem ir conhecer, que gostam, ou apenas possuem a curiosidade de ir, para irem, conhecerem, e desfrutarem ao máximo, e aprenderem ao tudo que o que puder.

Agradeço a ETEC - João Baptista de Lima Figueiredo e seus organizadores da excursão pela oportunidade de realizar um dos meus sonhos, que era visitar uma fábrica de veículos.

Meus agradecimentos à Fábrica da Hyundai de Piracicaba, e a escola "Eletrô" de Mococa, pela oportunidade da excursão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário